E AÍ, DOUTOR? – CHÁ VERDE É SAUDÁVEL?


CHÁ VERDE: BENEFÍCIOS INTERESSANTES E IMPRESSIONANTES Você provavelmente já está ciente de que o chá verde é saudável, mas você pode ser surpreendido ao saber o quão saudável ele realmente é. Benefícios para sua saúde do Chá Verde 1. Fitoterápicos com propriedades medicinais O chá verde é rico em compostos de ocorrência natural nas plantas chamados polifenóis, que [...]
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CHÁ VERDE: BENEFÍCIOS INTERESSANTES E

IMPRESSIONANTES

Você provavelmente já está ciente de que o chá verde é saudável, mas você pode ser surpreendido ao saber o quão saudável ele realmente é.

Benefícios para sua saúde do Chá Verde

1. Fitoterápicos com propriedades medicinais

O chá verde é rico em compostos de ocorrência natural nas plantas chamados polifenóis, que podem ser responsáveis ​​por até 30% do peso seco da folha de chá verde.

Dentro do grupo de polifenóis estão os flavonóides, os quais contêm catequinas.

Uma das catequinas mais poderosos é epigalocatequina-3- galato (EGCG), que influencia positivamente a evolução de doenças.

2. Melhora a função cerebral

O chá verde contém teanina, um aminoácido que atravessa a barreira hemato- encefálica e tem propriedades psicoativas.

A teanina aumenta os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), a serotonina, dopamina e atividade das ondas alfa, e pode reduzir o estresse físico e mental e produzir sensações de relaxamento.

Teanina também pode ajudar a prevenir declínio da memória relacionadas com a idade e protege áreas do seu cérebro envolvidas na atenção e solução de problemas complexos.

3. Aumenta a queima de gordura e auxilia na perda de peso

Existem evidências de que o consumo a longo prazo de catequinas do chá verde é benéfico para a queima de gordura e pode funcionar com outros produtos químicos para aumentar os níveis de oxidação de gorduras e a termogênese.

Os efeitos positivos sobre a gestão de peso corporal foram mostrados utilizando misturas de chá verde.

O chá verde, por conter as catequinas e cafeína, ingredientes funcionais que têm o potencial de produzir efeitos significativos sobre as metas metabólicas, tais como a termogênese e oxidação de gordura através da inibição de catecol-o- metil-transferase, e a inibição da fosfodiesterase.

4. Reduzir o risco de câncer

Componentes do chá verde bloqueiam a expressão de proteínas envolvidas na inflamação, sinalização celular, motilidade celular, e angiogênese, enquanto uma associação entre a ingestão de chá verde e uma diminuição do risco de câncer (incluindo os do ovário e da mama) têm sido relatados.

As mulheres que beberam mais de três xícaras de chá verde por dia também tiveram um risco reduzido de reincidência do câncer de mama, e pesquisa mostraram que os polifenóis do chá verde agem em vias moleculares para encerrar a produção e disseminação de células tumorais.

Os polifenóis também desencorajam o crescimento dos vasos sanguíneos que alimentam tumores (angiogênese). EGCG (epigalocatequina-3- galato) atua como um agente anti-angiogênico e antitumoral, e ajuda a modular a resposta de células tumorais à quimioterapia.

5. Reduz o risco de Doença de Alzheimer e de Parkinson

Em um estudo apresentado sobre a Doença de Alzheimer e Parkinson, aqueles que bebiam chá verde um a seis dias por semana tiveram menor declínio mental do que aqueles que não bebem.

Além disso, os pesquisadores revelaram bebedores de chá teve um menor risco de demência do que não-bebedores de chá.

Em outro estudo, os voluntários saudáveis que receberam uma bebida contendo 27,5 gramas de extrato de chá verde observou-se aumento da conectividade entre o córtex parietal e o córtex frontal do cérebro.

O aumento da atividade foi correlacionado com melhor desempenho em tarefas de memória.

Polifenóis do chá verde também parecem ter um efeito inibidor sobre os mecanismos envolvidos no desencadear da doença de Parkinson, levando os investigadores a sugerir que pode ser útil para a prevenção e tratamento.

6. Melhora a saúde dental

O chá verde melhora a saúde periodontal, reduzindo a inflamação, prevenindo a reabsorção óssea, e limitando o crescimento de certas bactérias associadas com doenças dentárias. O chá verde pode até mesmo ajudar a prevenir o mau hálito.

7. Reduz o risco de diabetes tipo 2

O chá verde melhora o metabolismo lipídico e da glicose, impede aumentos repentinos nos níveis de açúcar no sangue, e tem um efeito de equilíbrio na taxa metabólica.

Pessoas que consomem seis ou mais xícaras de chá verde por dia reduzem em 33% o risco de desenvolver Diabetes tipo II.

8. Reduz o risco de doença cardíaca e derrame

O chá verde melhora o fluxo sanguíneo e a capacidade das artérias para relaxar (vasodilatação). A Epigalocatequina-3- galato (EGCG) pode ser útil para a prevenção da arteriosclerose, trombos cerebrais, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) – em parte devido à sua capacidade de relaxar as artérias e melhorar o fluxo sanguíneo.

O chá verde também parece inibir a oxidação do colesterol LDL em sua corrente sanguínea.

O LDL oxidado é mais prejudicial do que LDL não oxidado normal, porque ele é menor e mais denso.

Isso permite que ele penetre o revestimento de suas artérias, onde ele vai estimular a formação de placa associada com doença cardíaca.

Em uma meta-análise de chá verde para o AVC, verificou-se que beber pelo menos 03 xícaras de chá verde por dia reduz o risco de AVC em 21%.

Os pesquisadores concluíram que: “Beber chá regularmente pode ser uma das mudanças práticas no estilo de vida que reduz significativamente o risco de sofrer um acidente vascular cerebral.

9. Aumenta a longevidade

Beber chá verde está associado à redução da mortalidade por todas as causas.

Estudos mostram que indivíduos idosos (com idade de 65 a 84) que beberam 04-06 xícaras de chá verde por dia reduziam em 76% o risco de doenças crônico-degenerativas.

A pesquisa também mostra os benefícios globais para o consumo de chá verde, incluindo pressão arterial, estresse oxidativo e inflamação crônica.

Chá fresco é melhor para sua saúde

Embora possa ser tentador para comprar o chá engarrafado pré-fabricados,especialmente a variedade congelada, estar ciente de que ele provavelmente não irá conter o mesmo nível de flavonóides de aumento de saúde como o chá acabado de fazer.

Aqui estão algumas orientações simples para fazer a taça perfeita de chá:

  •  Ferva a água em uma chaleira de chá (evite o uso de uma panela antiaderente, pois isso pode liberar substâncias químicas nocivas quando aquecido)
  • Coloque o chá para infusão. Comece com uma colher de chá cheia por xícara de chá, ou siga as instruções na embalagem do chá.
  •  A temperatura da água ideal varia de acordo com o tipo de chá que está sendo mergulhada:

o Chás brancos ou verdes (folha inteira): temperatura entre 76 a 85°C. Uma vez que a água tenha sido trazida para ferver, retire do fogo e deixe a água fria por cerca de 30 segundos para o chá branco e 60 segundos para o chá verde antes de colocá-lo sobre as folhas

o Oolongs (folha inteira): temperatura entre 85 até 98°C

o Chás pretos (folha cheia): temperatura a 100°C

o Tampe a panela com uma toalha e deixe abafar pelo seguinte

o Chá Oolong: 4 a 7 minutos

o Chá preto: 3 a 5 minutos

o Chá verde: 2 a 3 minutos

  •  Se você preferir chá gelado, transferir o seu chá à geladeira para esfriar ou adicionar gelo apenas o suficiente para baixar a temperatura.

Dicas para obter os benefícios do seu chá

Há muitas variáveis ​​que afetam o quão saudável a sua chávena de chá verde é. Um sinal indicador do chá verde de alta qualidade é que o chá é de fato verde. Se o seu chá verde parece marrom em vez de verde, é provável que ele está oxidado. Outras considerações incluem:

1. Adicionar limão: Para aumentar os benefícios do chá verde , adicione um pouco de sumo de limão para seu copo. Pesquisas demonstram que a vitamina C aumenta em 80% a quantidade de catequinas disponíveis para o seu corpo a absorver.

2. Ignorar o leite: As proteínas do leite podem ligar-se e neutralizar os antioxidantes no chá, de tal forma que seus benefícios de saúde são significativamente reduzidos. Um estudo ainda encontrou que “Todos efeitos benéficos foram completamente inibidos pela adição de leite para o chá.

3. Escolha chá verde orgânico e cultivados num ambiente não- contaminado: plantas de chá verde são conhecidas por serem particularmente eficazes na absorção do chumbo do solo, o qual vai para as folhas das plantas. As áreas com poluição industrial excessiva contêm quantidades substanciais de chumbo. Ambos os chás preto e verde são naturalmente ricos em flúor, isto é a planta absorve o fluoreto de ocorrência natural no solo.

VERDADE SOBRE O CHÁ VERDE